domingo, 26 de junho de 2011

O Deus que liberta - Nelsinho Ferreira


  O livro do êxodo nos mostra a grande busca que o povo de Israel enfrenta por libertação. O povo a mercê de um Faraó é escravizado e clama a Deus por libertação. O Deus libertador suscita em Moises a missão de libertar o seu povo da escravidão egípcia “Eu vi muito bem a miséria do meu povo que está no Egito. Ouvi o seu clamor contra os seus opressores, e conheço os seus sofrimentos. Por isso, desci para libertá-lo do poder dos egípcios e para  fazê-lo subir dessa terra para uma terra fértil e espaçosa, terra onde corre leite e mel” (Ex 5,8).
  A história do êxodo mostra a passagem que o povo fez da escravidão para libertação que sofria nas mãos do faraó. Através do clamor de seu povo Deus padece dele e vai de encontro para libertar.
  O texto bíblico do êxodo deixa bem claro que Deus é  libertador é aquele que tira da escravidão, arranca da vida antiga e da uma vida nova, mas para que haja uma libertação deve haver primeiro uma resistência dos oprimidos contra os opressores. Os oprimidos devem se apegar a proposta de uma terra fértil e espaçosa e lutar contra aqueles que os oprimem.
  Para que Moises tirasse o povo do Egito, primeiro teve que haver uma confiança na proposta de libertação de Deus que veio por intermédio de Moises, depois uma resistência por parte desse povo contra o Faraó e por último se lançarem sem olhar para trás em busca da terra prometida.
  Hoje a sociedade deve buscar forças na historia do povo de Deus e lutar para a libertação. Nossa sociedade vem sendo escravizada pelos Faraós do congresso onde utilizam das suas forças para escravizar o povo. Com impostos altos, desvio de verbas públicas e leis que favorecem as suas próprias terras, esses Faraós roubam da sociedade uma vida melhor. Vida sem analfabetismo, sem mortes nas filas de Hospitais, sem miséria e etc. Devemos lutar contra esses opressores, Deus suscitou no coração de Moises o ideal de libertação do povo e acredito que a cada dia ele suscita nos nossos corações esse mesmo ideal, devemos estar atentos a essa voz que clama em nosso peito dando- nos força para caminharmos para a terra prometida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário